sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Seminário sobre Ensino Superior

O Seminário Internacional Ensino Superior numa Era de Globalização será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, na sede da Fapesp, em São Paulo, com o tema “Comparando Políticas Nacionais de Inclusão Social e Financiamento”. O evento é uma promoção do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e pelo Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior, ambos da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Programação aqui. Inscrições pelos telefones (11) 3886-6280 e (11) 3886-6282.

I Seminário Mídias & Educação (RJ)

No dia 5 de dezembro será realizado o I Seminário de Mídias & Educação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, com o objetivo de criar um espaço de troca de experiências e debate sobre as formas de adoção das mídias em ambientes educacionais. A instituição convida a todos os profissionais da Educação para o evento.

Em 1986, o Colégio Pedro II foi pioneiro no emprego do computador com fins pedagógicos na Educação Básica Brasileira. Passados 21 anos, o Departamento de Ciência da Computação reafirma a atualidade do debate sobre as formas de integração das tecnologias de informação e comunicação aos ambientes educacionais e promove o seminário, que será realizado nas dependências da instituição, em sua Unidade Escolar Centro, na Avenida Marechal Floriano, 80, centro, no Rio de Janeiro.

Mais informações e inscrições: (21) 3891-1109 e ccit @ cp2.gl2.br

Veja a programação no Blog da SAA

Com lego

Obra do artista Nathan Sawaya para Mr. Magorium’s Wonder Emporium. Talvez seja difícil fazer igual com alunos...

Via Lá Fora.

Debate sobre a TV Pública

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM e a Livraria FNAC Pinheiros realizam no próximo dia 4 de dezembro, terça-feira, às 19h, no Fórum da livraria (Avenida Pedroso de Moraes, 858 – 3º. Andar Pinheiros – SP), debate sobre o tema TV Pública no Brasil: significados e perspectivas.

O debate será conduzido pela professora Cicília Peruzzo (UMESP), com a participação do professor Angelo Piovesan Neto (USP) e de João Brant, membro do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) e do Observatório do Direito à Comunicação. O evento gratuito é destinado a estudantes, jornalistas, professores e público interessado no assunto.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Geradores de PDF

Algo positivo quanto a transformar um arquivo para o formato PDF (Portable Document Formato), além da portabilidade, já que é aberto em todos os computadores que tenham o programa Acrobat Reader, é o fato de que o tamanho, sobretudo em arquivos grandes, geralmente diminui.

Assim, é interessante saber que existem serviços na Web que fazem essa conversão (de diferentes formatos, como "doc", "ppt", "jpg" etc.) para PDF. O site PDF Online faz a conversão de graça. Esse outro site faz o processo inverso, convertendo um arquivo PDF para texto.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

TV Digital

Assim como a revista Veja, o portal G1 e o jornal eletrônico Último Segundo também produziram matérias sobre a TV digital, aqui e aqui, respectivamente.

Boas práticas de produção textual

Fonte: Wikipédia (M.C. Escher)
A dificuldade na produção acadêmica tem várias faces, uma delas é a feitura de textos que não configurem "plágios". Para ajudar produtores textuais e orientadores dos mesmos sobre a questão, inserimos o texto (de um dos pesquisadores do NCE), abaixo, que discute essas questões.

A praga do plágio acadêmico

Prof. Dr. Richard Romancini

Resumo
O texto discute a prática do plágio em trabalhos feitos por estudantes universitários. O fenômeno é visto como resultante, em grande medida, de facilidades oferecidas nos dias de hoje pelos meios digitais e também por deficiências na formação e desinformação por parte dos discentes e docentes. Ressalta-se ainda o prejuízo que essa prática causa ao próprio aluno e, de modo a contribuir para a superação do problema, define-se o que é o “plágio” e são expostos meios de evitá-lo.

Palavras-chave:
Plágio; Educação; Docência; Direitos autorais; Trabalhos estudantis

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mapas conceituais - III

É possível fazer mapas conceituais na lousa, em papel ou no PowerPoint, porém, é comum o uso de programas para isso, como o CmapTools e o FreeMind, que permitem que o resultado seja exportado (salvo) num formato de imagem (jpg, png etc.).

O download do software CmapTools pode ser feito aqui, e a página do Institute for Human and Machine Cognition (IHMC), com documentação sobre o programa, está aqui. Já o Freemind pode ser baixado desta página, que também possui documentação sobre o software.

Mapas conceituais - II

O Portal Mapas Conceituais na Educação, iniciativa de professores e pesquisadores do Laboratório de Estudos em Educação a Distância do Colégio de Aplicação da UFRGS (Le@d.CAp), disponibiliza uma série de materiais, como o metamapa acima, sobre os MCs. Vale a pena conhecer para se aprofundar no tema.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Mapas conceituais - I


De um modo geral, mapas conceituais, ou mapas de conceitos, são apenas diagramas indicando relações entre conceitos, ou entre palavras que usamos para representar conceitos. [...]

Embora normalmente tenham uma organização hierárquica e, muitas vezes, incluam setas, tais diagramas não devem ser confundidos com organogramas ou diagramas de fluxo, pois não implicam seqüência, temporalidade ou direcionalidade, nem hierarquias organizacionais ou de poder. Mapas conceituais são diagramas de significados, de relações significativas; de hierarquias conceituais, se for o caso.
Mapas conceituais podem seguir um modelo hierárquico no qual conceitos mais inclusivos estão no topo da hierarquia (parte superior do mapa) e conceitos específicos, pouco abrangentes, estão na base (parte inferior). Mas esse é apenas um modelo, mapas conceituais não precisam necessariamente ter este tipo de hierarquia. Por outro lado, sempre deve ficar claro no mapa quais os conceitos contextualmente mais importantes e quais os secundários ou específicos. Setas podem ser utilizadas para dar um sentido de direção a determinadas relações conceituais, mas não obrigatoriamente.

Pode-se, então, definir certas diretrizes para traçar mapas conceituais como a regra das figuras, mencionada antes, ou a da organização hierárquica piramidal, mas são diretrizes contextuais, i.e., válidas, por exemplo, para uma pesquisa um para uma determinada situação de sala de aula. Não há regras gerais fixas para o traçado de mapas de conceitos. O importante é que o mapa seja um instrumento capaz de evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos no contexto de um corpo de conhecimentos, de uma disciplina, de uma matéria de ensino. Por exemplo, se o indivíduo que faz um mapa, seja ele, por exemplo, professor ou aluno, une dois conceitos, através de uma linha, ele deve ser capaz de explicar o significado da relação que vê entre esses conceitos.

Uma ou duas palavras-chave escritas sobre essa linha podem ser suficientes para explicitar a natureza dessa relação. Os dois conceitos mais as palavras-chave formam uma proposição e esta evidencia o significado da relação conceitual. Por esta razão, o uso de palavras-chave sobre as linhas conectando conceitos é importante e deve ser incentivado na confecção de mapas conceituais, mas esse recurso não os torna autoexplicativos.

Mapas conceituais devem ser explicados por quem faz o mapa; ao explicá-lo, a pessoa externaliza significados. Reside aí o maior valor de um mapa conceitual. É claro que a externalização de significados pode ser obtida de outras maneiras, porém mapas conceituais são particularmente adequados para essa finalidade. (destaque nosso) [...]

Seguramente, tudo o que foi dito até aqui sobre mapas conceituais pode dar idéia de que é um recurso instrucional de pouca utilidade porque é muito pessoal e difícil avaliar (quantificar). De fato, de um ponto de vista convencional, mapas conceituais podem não ser muito atraentes nem para professores, que podem preferir a segurança de ensinar conteúdos sem muita margem para interpretações pessoais, nem para alunos habituados a memorizar conteúdos para reproduzi-los nas avaliações. No ensino convencional não há muito lugar para a externalização de significados, para a aprendizagem significativa. Mapas conceituais apontam em outra direção, requerem outro enfoque ao ensino e à aprendizagem."

A longa citação do trabalho de Moreira (1997), acima, detalha características dos mapas conceituais, evidenciando a ancoragem desse instrumento numa teoria cognitiva da aprendizagem significativa (Ausubel).

O mesmo autor (com Rosa, 1986) discute também, mais simplificadamente, a questão dos MC e, com maior profundidade, aspectos da "aprendizagem significativa" de viés crítico, abordando também os mapas (Moreira, 2005).

A utilização dos mapas também é pensados a partir de outros referências teóricos, como a teoria piagetiana, como ocorre no trabalho de Dutra et al. (2004), de onde foi retirada a figura do MC que ilustra esse post (de um momento inicial da construção do mesmo).


Referências

DUTRA, Ítalo Modesto; FAGUNDES, Léa da Cruz; CAÑAS Alberto J. (2004). Uma proposta de uso dos mapas conceituais para um paradigma construtivista da formação de professores a distância. In: X WIE - Workshop sobre Informática na Escola, 2004, Salvador-BA. Disponível em <http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/producoes/arquivos_producoes/producoes_5/mapas_prof.pdf> . Acessado em 23/11/2007.

MOREIRA, Marco Antonio (2005). Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física, UFGRS. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf>. Acessado em 24/11/2007.

MOREIRA, Marco Antonio (1997). Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Porto Alegre: Instituto de Física, UFGRS. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf>. Acessado em 25/11/2007.

MOREIRA, Marco Antônio e ROSA, Paulo (1986). Mapas Conceituais. Cad. Cat. Ens. Fis., 3 (1): 17 a 25, abril. Acessado em 26/11/2007. Disponível em <http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/03-1/artpdf/a3.pdf> . Acessado em 26/11/2007.

Codificação HTML como texto

Uma dica interessante para mostrar formatações HTML (para ensinar, compartilhar etc.) é usar a codificação abaixo, que gera o quadro, onde "cols" é o espaço horizontal ocupado (percentual) e "rows" é o número de linhas. Naturalmente, essa formatação de início e fim não aparecerá.

Crianças e televisão

De tempos em tempos, a imprensa aborda a relação entre crianças e TV, como nessa matéria de capa da revista IstoÉ, de abril de 2003. A reportagem (disponível on-line aqui), é bastante equilibrada e ouve especialistas, discutindo ainda aspectos positivos e negaticos da exposição à televisão.

A dica foi da Kassandra que também produziu um pdf com o texto, disponível aqui.

domingo, 25 de novembro de 2007

O editor de imagens GIMP

O software gratuito GIMP é uma excelente alternativa para usuários que querem avançar na produção e edição de imagens bitmap (compostas por mapas de bits, como as fotos). E tem ainda a vantagem de possuir versão para Linux. Conheça o site do GIMP, aqui.

O GIMP tem muitos mais recursos que o Picasa (do Google) que é sobretudo um organizador de fotos. De modo mais sofisticado, o GIMP chega a ser uma alternativa livre ao Photoshop.

Viciados na Internet

A Coréia do Sul orgulha-se de ser a mais conectada nação do planeta. De fato, talvez nenhum outro país esteja tão profundamente envolvido com a Internet. Noventa porcento dos lares possuem uma conexão barata e de alta velocidade, os games on-line são um esporte profissional, e a vida social dos jovens envolve-se na “explosão do PC”, em lan-houses que estão em praticamente toda esquina.

Porém, tal pronto acesso à Web tem o preço, como uma legião de usuários obcecados descobrem, que eles não conseguem retirar-se da frente de suas telas de computador."

Trecho de reportagem do The New York Times (aqui) sobre a “adicção pela Internet” entre jovens na Coréia do Sul e ações de combate a esse problema por parte do governo, como um campo de reabilitação.

Veja especial: tecnologia

Especial de Natal da revista Veja, sobre tecnologia (disponível on-line aqui), traz uma parte com um guia sobre a TV Digital e outra com informações sobre equipamentos eletrônicos (preços, características etc.).

Gerando um favicon

Favicon é o pequeno ícone que fica ao lado do endereço do site na barra do navegador e na lista de Favoritos. A palavra deriva justamente de “favorito” e de “ícone”. Na ausência de um favicon próprio do site, os navegadores exibem ícones padrão (página em branco no Firefox) ou do próprio navegador (Internet Explorer).

Se você usa o Firefox já deve conseguir ver a imagem acima como ícone deste blog. Isso só é possível em versões recentes do iE. Nas antigas, é preciso antes colocar o site na lista de Favoritos.

A geração de favicons não é muito difícil, mas novamente é bom entender um pouco de codificação HTML. Para sites normais, é necessário gerar uma imagem (jpg, png, bmp etc.), transformá-la no formato “ico” e colocá-la num diretório, no próprio espaço que hospeda o site. Vários sites fazem a transformação da imagem em “ico” gratuitamente, como esse, esse e esse.

Em blogs, geralmente, a lógica da construção de páginas é um pouco diferente. Então, devem ser utilizados sites hospedeiros (para o “ico”). Sites como este aqui fazem isso, também sem custo.

Este serviço irá gerar um código HTML que deverá ser colocado num local da página modelo do blog. Isso é bem explicado nas instruções.

Emancipação Digital

Como o site que hospeda o texto “Paulo Freire e a emancipação digital” está fora do ar, foi colocada uma cópia do mesmo aqui (requer Acrobat Reader, se não possui, clique aqui).

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Quebra-cabeças

O universo de softwares geradores (generators) - isto é, programas que geram outros ou determinado tipo de arquivo - é bem vasto, geralmente com conteúdo lúdico. É possível, por vezes, adaptar alguns geradores para fins didáticos.

Neste site é possível gerar um quebra-cabeça como o abaixo, que pode ser interessante para familiarizar crianças com o computador. O usuário exporta a foto para o site (mas pode ser qualquer imagem, como um desenho feito pelo aluno) e o programa gera o quebra-cabeça. Daí, é necessário copiar e colocar o código num espaço digital (site ou blog). Há algumas especificidades na codificação que são explicadas no "leia mais".





O código gerado pelo site tem um erro, que inviabiliza a criação correta do quebra-cabeça, para consertar, basta fazer a inclusão do que está em azul, notando que a barra ("/") já existe e não deve ser duplicada.

As exclusões do que está em vermelho tiram do arquivo gerado elementos (como um pop-up do site que gerou o jogo) sem utilidade.

Por fim, deve-se notar que o jogo só é gerado e funciona on-line.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O "revolucionário" quadro-negro

A clássica fotografia, de 1956, de Robert Doisneau, mostra um dos usos do hoje tão tradicional (e por vezes criticado) quadro-negro, por estudantes. Porém, é curioso saber, como explica o professor e pesquisador alemão Bernd Fichtner (leia texto aqui), que o quadro-negro representou um marco na educação.
"Antes, ensinar era reproduzir ensinamentos". Muitos resistiram à nova ferramenta, que, conforme o pesquisador, democratizou a comunicação na sala de aula: "Aprender é um processo social e comunicativo". Foram 80 anos de resistência, até que o, hoje ultrapassado, quadro negro fosse aceito pelos professores. A princípio, havia uma crença de que o quadro negro tiraria o controle dos professoes em relação à comunicação e à aprendizagem na sala de aula.
Esse outro texto ("Do quadro-negro à lousa digital: a história de um dispositivo escolar"), reconstitui a história dessa tecnologia escolar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Recurso para Blog: Leia Mais

Recomenda-se que as postagens em blogs não sejam longas. Mas o que fazer quando o conteúdo assim o exige? Uma excelente dica é o recurso "leia mais" (read more), que é possível colocar em certos blogs alterando a codificação HTML do modelo.

O excelente site de codificações Hackosphere tem um post que explica como fazer. Não é algo muito difícil, mas é imprescindível que se entenda um pouco de HTML (já comentei a importância disso aqui, sugerindo leituras).

Para exemplificar como fica, repostei uma mensagem na qual eram dadas informações sobre e-mails possivelmente danosos a quem os recebe. Veja abaixo, então, como funciona o "leia mais".

E-mails maliciosos (vírus, invasores, espiões etc.)

Recebi da colega Érika o "listão", abaixo, de mensagens que muito provavelmente conterão pragas virtuais. A recomendação de verificar se o link corresponde ao local que está indicado (passando o mouse, sem clicar, por ele), em particular, é bastante válida. Noto que a pessoa que assinou a mensagem é mesmo Gerente de Tecnologia, mas do Estado de Santa Catarina.


********

Quando o assunto é segurança todo cuidado é pouco.

Se você receber um ou mais desses e-mails, apague (delete) imediatamente:
Amores On-line - cartão virtual - Equipe Carteiro Romântico - Uma pessoa que lhe admira enviou um cartão
As fotos que eu tinha prometido. Álbum pessoal de fotos
AVG Antivírus - Detectamos que seu E.Mail está enviando mensagens contaminadas com o vírus w32. bugbear
Aviso - você está sendo traído - veja as foto
Aviso - você está sendo traído - veja as imagens do motel
Banco do Brasil informa - Sua chave e senha de acesso foram bloqueados - Contrato Pendente - Clique para fazer atualização
Big Brother Brasil - ao vivo - quer ver tudo ao vivo e ainda concorrer a promoções exclusivas? Clique na fechadura
Câmara dos Dirigentes Lojistas - SPC - Serviço de Proteção ao Crédito - Notificação - Pendências Financeiras - Baixar o arquivo de relatório de pendências.
carnaval 2005 - veja o que rolou nos bastidores do carnaval de São Paulo
Cartão Terra - eu te amoLuiz Carlos Pereira Maroso
- webcard enviado através do site Cartões Terra
Cartão UOL - I love you - você recebeu um cartão musical - Para visualizar e ouvir escolha uma das imagens
Cartões BOL - Você recebeu um cartão BOL
Cartõesnico.com - - Seu amor criou um cartão para você
Checkline - Consultas de crédito on-line - Consultas no Serasa/SPC
Claro Idéias - Grande chance de ganhar meio milhão de reais em ouro e 18 carros
Colaneri e Campos Ltda - Ao Gerente de Vendas - orçamento de material e equipamentos em urgência
Correio Virtual - hi5 - Seu Amor te enviou este cartão
CPF cancelado ou pendente de regularização - verifique; seu CPF está cancelado
Declaração de Imposto de Renda de 2005/06 - Ministério da Fazenda - CPF Cancelado ou Pendente de Regularização
Ebay - your account could be suspended - Billing Department
Embratel - Comunicado de Cobrança - Aviso de Bloqueio
Embratel - Notificação Confidencial - Fatura de serviços prestados Clique para detalhamento da fatura
Emotion Cards - UOL - Parabéns você recebeu um Presente Virtual
Febraban - Guia de Segurança - Febrasoft Security
Finasa - Nossa Caixa - Fraudes Bancárias - Febraban
Fininvest - débito em atraso - pendências financeiras em seu CPF/CNPJ
Ganhe uma viagem a Paris - Guia Paris Lumiére
Gmail - Gmail Amigo Oculto - Baixar Formulário - E-mail de 1 Giga
Humortadela - Piada animada sempre amigos
Humortadela - você é 10 - acesse o link e sacaneie
Humortadela - você recebeu uma piada animada - Ver Piada Animada
Ibest - acesso grátis e fácil - discador ibest - 0800 conexão sem pulso telefônico. Grátis - Download
Larissa 22 aninhos - www. mclass. com.. br - clique aqui e veja o vídeo
Leiam esta informação IMPORTANTe
Martins Com Ltda - Setor de Compras - Orçamento
Mercado Livre - Aviso - Saldo devedor em aberto na sua conta - e pagamento não for quitado acionaremos departamento jurídico
Microsoft - Ferramenta de remoção de softwares Mal-Intencionados do Microsoft Windows - Windows XP fica a cara de quem recebe um cartão Voxcards
Microsoft Software - Este conteúdo foi testado e é fornecido a você pela Microsoft Corporation - Veja as novidades
Music Cards - Confirmação
Necktsun Comércio Ltda - Palmas - Departamento de Vendas - Orçamento
Netcard Cartões Virtuais - Emoções de verdade
Norton Antivírus - Alerta de Segurança - download do antídoto para o Ms. Bruner
Notificação Confidencial - Pendências Financeiras em seu CPF
O carteiro - você recebeu um cartão de quem te admira
O carteiro. com - tenho uma novidade para você - veja o cartão que preparei
O Fuxico - Últimas Notícias - Bomba na TV Brasileira - vídeos de Alan e Grazielli
Ocarteiro.com - seja bem vindo - para visualizar clique aqui
Olá, há quanto tempo! Eu me mudei para os Estados Unidos, e perdemos contato...
Olha o que a Globo preparou para você neste ano de 2005 - Big Brother Brasil 5 - Baixe o vídeo
Overture - Promoção para novos assinantes - Tem cliente procurando, tem você oferecendo, vamos juntar os dois. Seja encontrado por quem quer comprar
Paparazzo - globo. com - se você gostou de uma espiada no vídeo
Parperfeito - Você foi adicionado aos prediletos - Associado do Par Perfeito
Passe Livre de 7 dias no Globo Media Center
Promoção Fotolog.net e UBBI - sorteio de 10 Gold Cam por dia - Crie seu fotolog e concorra
Radio Terra - dedique uma música
Receita Federal - CPF cancelado ou pendente de regularização
Saudades de você - Sou alguém que te conheceu há muito tempo, e tive que fazer uma viagem - Espero que goste das fotos
SERASA - pendências referentes a seu nome - Extrato de débito
SERASA - Regularize seu CPF ou CNPJ - clique para extrato de débitos
Sexy Clube - Thaty Rio - Direto do Big Brother - Veja as fotos em primeira mão
Sou um amigo seu - você está sendo traído - veja as fotos
Symantec - Faça sua atualização do Norton 2005 aqui - Gratuita - Licença para 1 ano grátis
Terra Cartões - O meu melhor presente é você
Tim pós pago - pendências no SPC - Sistema de Proteção aoCrédito - Serial do Celular
UOL - Promoção Cultural - Cara cadê meu carro
UOL Cartões - Estou com saudades - clique para visualizar
UOL Cartões - Seu amor lhe enviou um cartão - clique para baixar
UOL Cartões - Você recebeu um lindo cartão virtual
Veja as fotos proibidas das musas do bbb5
Viagens contaminadas com o w32. bugbear
Virtual Cards - Um grande abraço da equipe virtual cards - ler cartão
VIVO - Torpedos Web Gratuito - Torpedo Fácil Vivo
Você recebeu um cartão virtual TIM
Voxcards - cartão voxcards - para quem você vai mandar um cartão hoje?
Voxcards - mensageiro - você está recebendo um cartão virtual voxcards - Precisa instalar o plugin - clique para instalar
Webcard Terra - Feliz Dia das Mães - Existe um presente especial esperando por você no site de cartões do terra.
Week - Complimentary Subscription Confirmation - Free - Please Apply online - PC Week
www. symantec. com - A solução Antivírus mais confiável do mundo
www.microsoft.com - Proteja seu computador com antivírus
Yahoo Cartões - Você é tudo para mim - clique na imagem
Yahoo Cartões - Você é tudo para mim - enviado por quem te admira

Outra dica importante: nunca abra e-mails de remetentes desconhecidos!

Sempre desconfie de e-mails que solicitam 'clique aqui' ou 'acesse o link (tal)' ou 'veja minha foto' ou 'te encontrei , lembra-se de mim?' ou 'ligue-me para sairmos' , etc...

E, finalmente, para ter certeza que é de um golpe que você está sendo vítima, passe o mouse - sem clicar - pela palavra do direcionamento : você vai ver, na barra inferior - à esquerda da tela -, que se trata de um arquivo com a terminação 'exe' ou 'scr' ou outra. Arquivo este(s) que vai (vão) espionar seu computador, roubando seus dados, senhas, etc.

Luiz Carlos Pereira Maroso
Secretaria de Estado da Administração
Gerente de Tecnologia da Informação

LEMBRE-SE DE SEMPRE QUE REPASSAR UM E-MAIL, APAGUE O NOME DE QUEM TE ENVIOU O E-MAIL ORIGINAL.

Dia da Consciência Negra



Há vários vídeos, até de melhor qualidade técnica, dessa música (Zumbi) de Jorge Ben (inclusive vídeo do autor no programa Fantástico, cantando-a, aqui). Mas a interpretação de Ellen Oléria é tão cheia de energia, que não há melhor homenagem ao dia da Consciência Negra. Veja o site da cantora, aqui. E, se gosta de Jorge Ben, blog dedicado a ele, aqui.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Módulos do Ciclo Básico em PDF (exceto Informática) e Tutoriais

Seguem endereços para download dos seguintes materiais:

Módulo TV e Vídeo (751k)
http://midias.educacao.nce.googlepages.com/mod_basico_tv_video.pdf

Módulo Mídia Rádio (897k)
http://midias.educacao.nce.googlepages.com/mod_basico_radio.pdf

Módulo Mídia Material Impresso (2,7M)
http://midias.educacao.nce.googlepages.com/mod_basico_midiaimpressa.pdf

Tutorial para publicar mensagens no Fórum (410k)
http://midias.educacao.nce.googlepages.com/publicar_mensagem_forum.pdf

Tutorial para enviar material à Biblioteca (394k)
http://midias.educacao.nce.googlepages.com/enviar_material_biblioteca.pdf

O que fazer em caso de esquecimento de senha (198k)
http://midias.educacao.nce.googlepages.com/esqueci_senha.pdf

Os materiais precisam do programa Acrobat Reader para que sejam abertos. Se seu computador não tem esse software, faça o download gratuito aqui.

domingo, 18 de novembro de 2007

Domínio Público, spam e hoax



Tem circulado na Internet (por e-mails) uma mensagens que fala na suposta desativação da excelente iniciativa do portal Domínio Público, do MEC. Virou até tema de matéria no site Overmundo.

Mas tudo indica que se trata apenas de um hoax (trote, boato). O motivo que o e-mail alega (baixo número de acessos), é desmentido pela página de estatísticas do DP, que mostra índices de utilização crescentes. Foram mais de 400 mil acessos em setembro desse ano.

No entanto, é interessante notar como os boatos e trotes se espalham na rede - através de spam (mensagem não solicitada). No caso, o boato tinha um caráter "do bem". O problema é quando o spam vira um meio de transmissão de vírus ou informações que causam prejuízo.

Foi isso que aconteceu com muito gente que recebeu (e propagou) um e-mail com o hoax que falava num vírus, em forma de ursinho, que estaria no computador do usuário. Como existe mesmo um arquivo com esse ícone no Windows, muitas pessoas receosas apagaram-no e foram prejudicadas, pois esse arquivo é necessário para certas funções do sistema operacional.

Por isso, pense bem antes de propagar mensagens de que você não tem certeza quanto à veracidade.

Resolvendo problemas do Firefox


O navegador Firefox ganhou muitos usuários por ser, em certos aspectos, mais seguro que os concorrentes. Porém, como as páginas acabam sendo construídas com mais funcionalidade para o navegador mais usado (o Internet Explorer da Microsoft), por vezes, algumas páginas apresentam problemas.

Desenvolvedores desse programa tentam resolver alguns dos problemas ou adicionar novas funcionalidades ao navegador, com a criação de complementos e extensões. A página de complementos gratuitos do Firefox fica aqui. É, desde já, vale a dica da extensão para a abertura de arquivos PDF, no próprio brownser (navergador), aqui.

Tocadores para mp3








sábado, 17 de novembro de 2007

Blogs premiados


O blog Post Secret venceu um dos principais prêmios para esse tipo de site nos EUA, o Weblog Awards. Ele teve 47% dos votos na categoria Melhor Blog. O Post Secret é um projeto de arte em que as pessoas mandam por e-mail "segredos" (como acima) escritos em cartões que são exibidos na página. Na categoria Educação, o vencedor foi o blog James Logan Courier produzidos por estudantes da James Logan High School Journalism and News Production.

Já em concurso da rede de televisão alemã "Deutsche Welle" (DW) a vencedora de melhor blog em língua espanhola foi María Amelia, de 95 anos, da Espanha. O blog se chama justamente "Aos meus 95" e ela inicia o site assim: "Amigos da internet. Hoje completo 95 anos. Meu nome é María Amelia e meu neto, como é muito pão-duro, me presenteou com um blog". No blog, a avó internauta (abaixo) publica fotos, músicas, vídeos e responde a perguntas, com bom humor. Parabéns para a "abuela bloguera"!


sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Humor no feriado

Cartum de Bertrand para o NCE/USP.

A escola e a exclusão digital


A figura acima, com base em dados do INEP, mostra os percentuais crescentes (e bastante desiguais entre os sistemas de ensino públicos e o privado) de utilização de computadores nas escolas do Brasil. Ela faz parte do interessante artigo Exclusão digital e educação no Brasil: dentro e fora da escola, de Bernardo Sorj e Julie Remold.

Este trabalho discute a relação entre a educação, o uso do computador e da Internet, e a desigualdade social, em particular entre pobres urbanos no Brasil. A partir da observação e entrevistas em escolas de uma cidade de médio porte, aborda o uso das tecnologias da informação no sistema escolar. Depois, apresenta resultados de pesquisa sobre a penetração de TIs em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Ao fim, desenvolve considerações gerais sobre a escola e a questão da exclusão digital. Uma das conclusões é a seguinte:
Uma política para universalizar o acesso à Internet deve ter como objetivo primordial a rede educacional, já que esse é o único local que pode ser efetivamente alcançado pela maioria da população. (p. 18)
É um trabalho bastante sério e interessante, ao discutir os temas que relacionam a escola e o uso das tecnologias de informação. Seguem, abaixo, alguns trechos significativos:
Assim como na maior parte do mundo, a decisão de que as escolas brasileiras devem ter computadores para uso educacional antecipou-se a muitas decisões importantes sobre como os computadores seriam usados. Por mais de 10 anos, o governo promoveu e financiou computadores em salas de aula com orientações limitadas de uso.
O trabalho de campo de entrevistas e observação dos participantes nas salas de aula de uma cidade brasileira de médio porte revelam que os computadores às vezes acabam sendo desperdiçados ou mal utilizados. (p. 5) [...]

Em geral, os professores que usam os computadores estão satisfeitos sobre como o uso da tecnologia melhora a auto-estima do aluno, o seu interesse na escola e a sua motivação. [...] Alguns professores acreditam que os benefícios de auto-estima trazidos aos alunos por si só já justificam as suas atividades no computador, e quase todos os professores conseguem propor projetos no computador como prêmios pelo árduo trabalho em outras áreas.
Porém, a maioria de usos do computador, em geral, não contribui para realização de seus objetivos educacionais das escolas. Muitos professores sabem disso, e a resistência para usar os computadores ou restringindo-se as formas que eles julgam mais adequadas, ilustra não somente as limitações de horário e recursos, mas também as limitações de sua experiência com o conhecimento de abordagens alternativas ao ensino. (p. 7)

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Regime Militar: especial de VEJA

A revista Veja disponibilizou um especial multimídia (textos, fotos, áudio e vídeo) em site, no qual procura mostrar a trajetória do Brasil durante o regime militar, através de suas reportagens e outros dados (documentos, relatos sobre a redação e sobre a censura sofrida pela revista, entre outros).

É um material bastante interessante, em particular para professores de História e pessoas que desejam saber mais sobre o período do regime militar.

1º Encontro Educação para uma Outra São Paulo

O Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade realizará no próximo dia 30 de novembro próximo o 1º Encontro Educação para uma Outra São Paulo.

O evento no Anhembi, na capital paulista, e terá a participação de educadores das redes estadual, municipal e particular de ensino, faculdades de educação e outras organizações da sociedade civil.

As inscrições para participar do evento são gratuitas e vão até o dia 27 de novembro. Mais informações aqui.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Comunicador Turma 12 (Richard)




Com base nos testes, decidi colocar o Comunicador da Turma 12 aqui, em tamanho e fontes maiores.


Vamos conversar?

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Teste de ferramenta de interação (Plugoo)

Caro colega,

Se chegou ao blog para testar o Plugoo, batendo um papinho comigo, por favor, desça um pouco mais e à direita, abaixo do contador de visitas e de outro quadradinho (laranja) de bate papo, você verá a nossa ferramenta de interação, que é azul é tem meu nome e "Turma 12".

Ela deverá estar igual à imagem da direita. Ou seja, "ativa", com a luzinha verde (ao invés de vermelho, quando não ativa), pois eu estarei com o e-mail aberto e poderei conversar com os que quiserem. Em princípio, não é necessário que você instale nada para que possamos conversar. Basta você escrever sua mensagem no campo onde está "your message"; se quiser coloque nome ou apelido no campo onde está "your nickname".

Embora a ferramenta não exija, ela mesma, a instalação de nenhum programa, você precisará ter em sua máquina o software leitor de arquivos flash. Se você não vê a ferramenta, é provável que seu computador não o possua. Nesse caso, faça o download (gratuito) do programa aqui.

Vamos ver se essa é uma ferramenta de interação realmente útil e boa, sobretudo na conversa com múltiplos usuários. Não consegui testá-la ainda nessa situação.

Lembro que estarei aqui hoje, terça-feira (13/11) das 12:00 às 14:00hs.

Obrigado pela visita.

Abs

Richard

domingo, 11 de novembro de 2007

A tecnologia em "2001: uma odisséia no espaço"


Uma das mais famosas seqüências do filme 2001: uma odisséia no espaço (1968), de Stanley Kubrick, faz um comentário visual muito inteligente sobre o significado da tecnologia na vida humana. Primeiro há a cena de um ser meio homem, meio macaco, que descobre a possibilidade de utilizar um osso como ferramenta. E de sua explosão de vigor - da qual resulta o lançamento do artefato -, Kubrick corta para uma cena na qual a nave com os astronautas percorre o espaço.

Do domínio básico das condições de vida às conquistas galácticas, a tecnologia coloca-se como uma possibilidade de fazer aflorar o lado mais transformador e realizador do ser humano. Mas, como também mostra 2001, na loucura do computador Hall, a tecnologia pode ser um instrumento de alienação do homem, quando este é escravizado por ela.

Se você não conhece a seqüência de 2001 mencionada, veja abaixo, notando que o mais significativo - no contexto de interesse aqui - começa a partir dos 4:50min do filme até o seu fim, poucos minutos depois.


sábado, 10 de novembro de 2007

Prêmio "Educador do Ano"


O professor Ismar de Oliveira Soares (foto), coordenador do NCE/USP, foi indicado pelos internautas que visitaram o site do Educarede neste mês de outubro para ser um dos 5 candidatos ao Prêmio Educare, com o título de "Educador do Ano". Veja uma documentação fotográfica de ações do professor Ismar aqui.

A planilha de votação para a escolha do Educador do Ano já está disponível no site do Prêmio Educare.

A votação irá até 20/11. O eleitor deve clicar no link indicado para ver o projeto de cada profissional. É permitido apenas um voto por IP (Internet Protocol).

A divulgação do Educador do Ano será feita na cerimônia de premiação do Educare, dia 11 de dezembro, às 19h00, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Objetos de Aprendizagem


O livro Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico, organizado por Carmem Lúcia Prata e Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento, e publicado pela SEED/MEC este ano, foi disponibilizado em formato eletrônico, aqui.

Conforme define um dos textos:
Os Objetos de Aprendizagem (OA) são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na internet. Conforme Beck (2002, apud WILEY) são:
qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino. A principal idéia dos Objetos de Aprendizado é quebrar o conteúdo educacional em pequenos pedaços que possam ser reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem, em um espírito de programação orientada a objetos (p. 1). (Bardy et al., p. 95-96).

O sumário do trabalho é o seguinte:

APRESENTAÇÃO

PRINCÍPIOS COGNITIVOS
- Saberes docentes e o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
Arlindo José de Souza Junior e Carlos Roberto Lopes

- Desenvolvendo o pensamento proporcional com o uso de um objeto de Aprendizagem
Laércio Nobre de Macêdo, José Aires de Castro Filho, Ana Angélica Mathias Macêdo, Daniel Márcio Batista Siqueira, Eliana Moreira de Oliveira, Gilvandenys Leite Sales e Raquel Santiago Freire

- Recursos informáticos projetados para o ensino de Ciências: bases epistemológicas implicadas na construção e desenvolvimento de objetos de aprendizagem
Rejane Maria G. da Silva e Márcia Aparecida Fernandez

DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- Criando interfaces para objetos de aprendizagem
Ivan Shirahama Loureiro de Lima, Helton Augusto de Carvalho, Klaus Schlünzen Junior e Elisa Tamoe Moriya Schlünzen

- Desenvolvimento de habilidades em tecnologia da informação e comunicação (TIC) por meio de objetos de aprendizagem
Aguinaldo Robinson de Souza, Wilson Massashiro Yonezawa e Paula Martins da Silva

- Arquitetura das escadas: um objeto de aprendizagem para exploração dos conceitos de semelhança de triângulos, proporcionalidade e Teorema de Tales
Maria de Fátima C. de Souza, José Aires de Castro Filho, Mauro C. Pequeno, Daisyane Carneiro Barreto e Natasha Carneiro Barreto

- Construindo objetos de aprendizagem e pensando em geometria
Eduardo Lucchesi, Cristiano Lima, Paula Aguiar e Vinícius Teixeira

PADRÕES E INTEROPERABILIDADE
- Padrões e interoperabilidade
Liane M. R. Tarouco e Renato Dutra

QUESTÕES E EXEMPLOS DE IMPLEMENTAÇÃO E USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- Os objetos de aprendizagem para Pessoas com Deficiência (PD)
Lívia Raposo Bardy, Elisa Tamoe Moriya Schlünzen, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Klaus Schlünzen Junior e Ivan Shirahama Loureiro de Lima

- Políticas para fomento de produção e uso de objetos de aprendizagem
Carmem Lúcia Prata, Anna Christina de Azevedo Nascimento e Maurício Pietrocola

AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- Objetos de aprendizagem: uma proposta de avaliação da aprendizagem significativa
Romero Tavares, Gil Luna Rodrigues, Mariel Andrade, José nazareno dos Santos, Lucídio Cabral, Henry Pôncio Cruz, Bruno Monteiro, Thiago Gouveia e Karin Picado

- Objetos de aprendizagem: entre a promessa e a realidade
Anna Christina de Azevedo Nascimento

SOBRE OS AUTORES

Santa Clara, Padroeira da Televisão

Caetano Veloso


Santa Clara, padroeira da televisão
Que o menino de olho esperto saiba ver tudo
Entender certo o sinal certo se perto do encoberto
Falar certo desse perto e do distante porto aberto
Mas calar
Saber lançar-se num claro instante

Santa Clara, padroeira da televisão
Que a televisão não seja o inferno, interno, ermo
Um ver no excesso o eterno quase nada (quase nada)
Que a televisão não seja sempre vista
Como a montra condenada, a fenestra sinistra
Mas tomada pelo que ela é
De poesia

Quando a tarde cai onde o meu pai
Me fez e me criou
Ninguém vai saber que cor me dói
E foi e aqui ficou
Santa Clara

Saber calar, saber conduzir a oração
Possa o vídeo ser a cobra de outro éden
Porque a queda é uma conquista
E as miríades de imagens suicídio
Possa o vídeo ser o lago onde narciso
Seja um deus que saberá também
Ressuscitar

Possa o mundo ser como aquela ialorixá
A ialorixá que reconhece o orixá no anúncio
Puxa o canto pra o orixá que vê no anúncio
No caubói, no samurai, no moço nu, na moça nua
No animal, na cor, na pedra, vê na lua, vê na lua
Tantos níveis de sinais que lê
E segue inteira

Lua clara, trilha, sina
Brilha, ensina-me a te ver
Lua, lua, continua em mim
Luar, no ar, na tv
São Francisco


Do disco Circuladô (1991). Se quiser ouvir, clique aqui e depois no tocador que irá aparecer à esquerda da tela.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Carta

Bem quisera escrevê-la

com palavras sabidas,

as mesmas, triviais,

embora estremecessem

a um toque de paixão.

Perfurando os obscuros

canais de argila e sombra,

ela iria contando

que vou bem, e amo sempre

e amo cada vez mais

a essa minha maneira

torcida e reticente,

e espero uma resposta,

mas que não tarde; e peço

um objeto minúsculo

só para dar prazer

a quem pode ofertá-lo;

diria ela do tempo

que faz do nosso lado

as chuvas já secaram,

as crianças estudam,

uma última invenção

(inda não é perfeita)

faz ler nos corações,

mas todos esperamos

rever-nos bem depressa.

Muito depressa, não.

Vai-se tornando tempo

estranhamente longo

à medida que encurta.

O que ontem disparava,

desbordado alazão,

hoje se paralisa

em esfinge de mármore,

e até o sono, o sono

que era grato e era absurdo

é um dormir acordado

numa planície grave.

Rápido é o sonho, apenas,

que se vai, de mandar

notícias amorosas

quando não há amor

a dar ou receber;

Quando só há lembrança

ainda menos, pó,

menos ainda, nada,

nada de nada em tudo,

em mim mais do que em tudo,

e não vale acordar

quem acaso repousa

na colina sem árvores.

Contudo, esta é uma carta.


Carlos Drummond de Andrade

Antologia Poética

Rio de Janeiro / São Paulo, Editora Record, 1999.


Contribuição da Katsue.

PS: Paulo Autran gravou vários poemas de Drummomd (ouça e veja: "Eu, etiqueta", "Resíduo" e "Quadrilha"), inclusive outro poema chamado "Carta". Aparentemente não gravou o poema que está transcrito acima. Se alguém conhecer alguma gravação interessante dele, envie para mim (richard_midiasarroubayahoo.com.br).

Excluir mensagem do Fórum

Goear: crazy!


O site Goear oferece recursos interessantes para a inserção de arquivos sonoros em sites. De um lado, é possível (com registro) fazer o upload de arquivos, de outro lado, escolher músicas (há sistema de busca) e incorporá-las a sites e blogs através do código, que gera um tocador flash, como abaixo.

No caso, fiz uma seleção de músicas com a palavra "crazy". Calma, calma, tive o bom senso de não escolher "Crazy Train" do Ozzy Osbourne nem a versão de Julio Iglesias para "Crazy". Acho que é uma seleção legal.










terça-feira, 6 de novembro de 2007

Instabilidade no e-Proinfo

Fonte: Computer Doctor


O e-Proinfo está instável devido a mudanças no servidor do ambiente (conforme nota da equipe de suporte, abaixo). Deve-se acalmar os cursistas, informando que é possível continuar lendo o material do curso através do PDF (download do Módulo Introdutório aqui) ou do Webeduc (http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/modulo1/index.php - Módulo Introdutório).



Comunicado

Senhor(a) Usuário(a),

Comunicamos que estamos com problemas na infra-estrutura tecnológica do Ministério da Educação que suporta o Ambiente E-Proinfo o que esta deixando a plataforma instável e de difícil acesso.

Estamos trabalhando na solução do problema, e para tal estamos migrando o ambiente do servidor atual para outro de alta disponibilidade, portanto, até a próxima segunda-feira, essa instabilidade ainda se apresentará nos horários de maior uso do sistema, isto é, entre 10h e 20h

Esperamos termos o ambiente estável a partir da data de segunda-feira dia 12 de novembro.

Pedimos a compreensão de todos para esse período de transição, pois o ambiente passou a barreira dos 40 mil usuários, e precisa ser ajustado.

Atenciosamente,

Equipe de suporte do e-ProInfo

domingo, 4 de novembro de 2007

Ó delícia de começar

Clique aqui para ouvir.

Bertolt Brecht
Música de Carlos Azevedo
Versão: Catherine Hirsh
Intérprete: Maria Alice Vergueiro

ó delicia de começar
ó manhã a nascer
primeira erva
quando te parece esquecido o que é verde
ó primeira página do livro esperado
página surpreendende
lê devagar, depressa demais
como te parece magra a parte por ler
e o primeiro jorro de água na cara suada
e a fresca camisa lavada
ó começo do amor
olhar fugidio
ah, começo do trabalho
óleo a encher a máquina fria
primeiro ronco
primeiro zumbido do motor que arranca

ah, a primeira tragada de fumo
que enche os pulmões

e você, idéia nova


Conheça o blog de Maria Alice Vergueiro - Lírio do Inferno.

sábado, 3 de novembro de 2007

Aprendendo HTML

Fonte: Flickr - //Static

Apesar dos programas de construção de páginas para internet (Dreamweaver, FrontPage etc.) e ferramentas como os Blogs gerarem formatações HTML (HyperText Markup Language - Linguagem de Formatação de Hipertexto), é interessante aprender o básico dessa codificação para entender o processo de construção de páginas.

De outro lado, sabendo HTML é possível fazer certas modificações através do código, quando é impossível ou muito difícil fazer automaticamente.

A linguagem de formatação HTML não é difícil de ser aprendida (pelo menos o básico) e vale a pena, pelo que foi dito. Uma hora de estudo numa semana é suficiente para compreender a lógica da linguagem e decorar suas marcações (tags) principais. Na internet há diversas apostilas e tutoriais. Seguem abaixo dois endereços com bons materiais com o básico de HTML:

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Imagens para web

Na configuração mais comum, um monitor tem 800x600 pixels (a pessoa pode aumentar) numa resolução de 72dpi (dots per inche = pontos/pixels por polegada). Então, o que se visualiza tem a ver com esse parâmetro. Ou seja, uma imagem de 800x600 cobre toda a tela, de maneira geral.

A resolução da impressora caseira é de 150dpi e da impressão profissional é 300. Mas não faz sentido colocar imagens na web com mais de 72dpi, pois a resolução de saída do monitor é de 72dpi. Por isso, reparem que às vezes uma imagem demora muito para ser carregada, pois provavelmente tem um tamanho grande por estar com resolução (e/ou tamanho original) muito alta.

Outra informação importante é que o modo de cor da tela é RGB (red-green-blue, formando todas as outras cores), mas para a impressão profissional se utiliza o CMYK (cyan-magenta-yellow-black). E novamente não faz sentido que uma imagem de um tipo (CMYK) esteja na web, pois fica em tamanho maior desnecessariamente. Ou seja, preferencialmente imagens para tela devem estar em RGB.

Para dar um exemplo de tudo isso que estou falando, a imagem abaixo tem tamanho de 400x300 e o arquivo está com 30,7k, em RGB. Quando ele é gravado como CMYB (fiz o teste) o arquivo passou para 35,5k.


Fonte: http://toni.blogs.sapo.pt/8089.html?replyto=62617

O tamanho das imagens está relacionado também com a extensão. Para web se deve usar preferencialmente JPG (em RGB) e GIF (com paleta de cores indexadas). Nunca em PSD (formato nativo do Photoshop), muito menos TIF. Novamente para efeito de teste, salvei a imagem acima como PSD e como TIF e os tamanhos passaram, respectivamente, para 384k e 474k.

Por fim, vale notar que certos softwares têm opções de compactação de imagem (“salvar para web...”) muito interessantes, diminuindo bem os tamanhos, por meio de interpolações da imagem (minorando o número de informações que ela tem), geralmente sem perda muito expressiva, para a web, de qualidade.

Assim, pode-se considerar que uma imagem de 100k já possui um tamanho um pouco grande. O ideal é que seja menos que esse valor. No exemplo, a imagem tem 30,7k.

Mensagem para a Turma do Intermediário